terça-feira, 19 de abril de 2022

Propósito

Se você olha o trabalho apenas como uma repetição sem sentido de atitudes que não vão dar em nada no final do dia, você desconhece o propósito da sua vida. Se você olha o seu trabalho e vê que por mais cansativo que seja, você está lidando com algo que move a vida de alguém e move o mundo, a partir daí, você enxerga que apesar de cansativo e momentâneo, existe um propósito, pois apesar de naquele momento você estar sozinho, existem vidas do outro lado daquela engrenagem, fazendo algo de igual tamanho, e lidar com vidas e tocá-las o mínimo imaginado através do que você faz, isso é um propósito.


Muitas vezes uma repetição sem sentido aparente pode levar a uma palavra diferente que pode mudar a vida de alguém e através disso mudar a sua própria vida e compreensão de mundo. Por mais que você seja apenas uma pequena peça dentro de uma pequena engrenagem em uma máquina gigante e isso não vai necessariamente te fazer uma máquina, mas mesmo sendo uma pequena engrenagem, se você conhece a si mesmo e o seu propósito, não importa o tamanho da máquina onde você está inserido, onde você estiver, você terá exercido seu propósito se tocar uma pessoa que seja, por aquilo que você acredita e se faz mover todos os dias sem desistir.


A vida inteira, muita gente passa sem descobrir seu propósito, apenas reclamando do que faz, não dando o melhor de si e não acreditando no poder de uma semente lançada. Muita gente abre mão de seu propósito quando abre mão de dar o melhor de si e toca o outro de qualquer maneira, seja através do seu trabalho, ou de simplesmente ter a gentileza de dar o lugar no ônibus em sua rotina diária. Tocar o outro é isso, na menor das atitude, na menor das suas atividades diárias, algo que qualquer um pode fazer, você faz e muda o dia inteiro de alguém sem que você perceba. Por isso o mundo muitas vezes se tornou tão violento, tocamos o outro com nosso pior e temos a mania de contagiar o outro com nosso sentimento em entendermos a realidade do que sentimos. Atitudes são poderosas, atitudes podem contaminar uma geração inteiro de pessoas, se eu quebro um padrão em mim, eu quero um padrão que poderia dominar toda uma geração de pessoas.


Por isso precisamos entender que o propósito da nossa vida vai além de uma atitude que repetimos o dia inteiro, está na qualidade que damos ao que fazemos, mesmo sem saber o resultado final do que realizamos, importa fazer parte do processo, importa ter um propósito que motive a ir além, independente das dificuldades, impossibilidades ou do desconhecimento sobre áreas da vida e trabalho que não temos acesso.


Propósito é mais que urgência de produção ou de manutenção de uma máquina de cunho capitalista ou de qualquer outro sistema vigente, propósito é saber que mesmo que você faça parte desta máquina e não saiba bem todas as nuances dela, você tocou uma vida que seja, quando usou daquele espaço para dar o melhor de si mesmo e para se tornar melhor nos outros setores de uma máquina que você pode administrar e enxergar sentido, a sua própria vida.


Pedro Garrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário