domingo, 19 de junho de 2022

Conformar

Assumir a forma, a forma do mundo, a forma de um mundo. Muito mais que isso, tomar uma forma que muitas vezes não é sua. É uma forma ditada muitas vezes pela limitação, você se torna o que aquele ambiente te proporciona, se torna do tamanho que esperam que você seja, e muitas vezes se conformar é ser pequeno, para caber em um ambiente ou em um universo onde você é só mais um, um mero personagem aleatório em uma peça, em um filme, em uma vida.


Nos conformamos com a violência, com a pandemia, com as ausências, com os amores que perdemos no caminho e com medo assumimos uma forma conformada, onde é cômodo estar, porque se sairmos podemos nos machucar, podemos nos confrontar com outras pessoas conformadas, com a estrutura de conformidade já existente entre as pessoas do seu convívio. Todos conformados, porém tomando conta do seu próprio espaço, para que assim não percam o que conseguiram ser, ou ninguém alcance o que eles não conseguiram alcançar.


Uma vez eu ouvi de uma pessoa, que na medida que o tempo passava e ela não conquistava as coisas, já casada e com filhos, ela se conformou, abriu mão dos sonhos e se conformou com o trabalho em que estava. Eu tomei aquela conversa como exemplo a não ser seguido. Eu não quero me conformar, nem com este mundo, nem com as minhas limitações. Por muito tempo me vi dentro dessas limitações, incapaz de transbordar, pois não sabia o que podia ser. Não conhecia minha identidade o suficiente para dizer que eu não cabia naquele espaço, por comodidade resolvi ficar.


Na medida que descobri meu propósito, descobri que não cabia naquele universo frio e sem vida, e fui em busca da inconformidade, vi que doeria e que doeu alcançar novos níveis, sair daquele quadrado em que me encontrava, descobri que era capaz de mais, capaz de ir além, capaz de transbordar, ir além da borda de quem eu era, eu explorei os limites e cada dia mais eu sou inconformado, sempre buscando alçar novos limites.


Não é fácil, eu sei, eu não cheguei do outro lado deste trilha, mas tenho certeza de ter aberto muito espaço, tenho certeza de que no futuro eu não vou ser aquela pessoa que se conformou e vai falar para um jovem que a vida não é o que parece. Eu acredito na minha missão, na minha mensagem e nos meus valores e eu não vou me conformar com o que o mundo tem para mim, se o mundo não tem nada, eu sei que eu tenho, você também tem.


Não se conforme!


Pedro Garrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário