terça-feira, 3 de agosto de 2021

Dois vídeos e um soco no estômago

Tomei dois socos no estômago só por ter assistido vídeos. Claro, não foi soco literal, mas é como se fosse. Primeiro ao assistir o vídeo "Psiquiatra" do Whindersson Nunes, depois ao assistir o clipe da última música da Luísa Sonsa "Penhasco". Eu não sei vocês, mas o que eu vejo nesses dois vídeos é a dor real, imanipulável, indescritível. Eu me vejo na dor dos dois, não sei explicar, eu não vivi o que eles viveram juntos, nem vivi de forma separada o que eles colocaram em forma de arte, mas me tocou como se eu tivesse sentido.


Já pensaram sobre o poder da arte na nossa vida? Nos gritos de socorro que um pintor coloca na sua tela? Nós gritos escritos do poeta? No humor que usa da própria tragédia para nos trazer reflexões sobre quem somos? Pois é, o pior é que vivemos numa sociedade que julga o livro pela capa e nem o lê, julga uma gota de tinta sem imaginar quem deu os traços ao resto da pintura, julga uma cantora por uma atitude que é humana.


Ver estes dois vídeos é como se fosse um soco no estômago, mais que isso, um soco na alma. Nos tornamos uma geração de seres superficiais que não pensam no que há por trás das telas, querem tudo rapidamente e levam tudo que trouxeram com a mesma velocidade, geração de tiranos que ao menor sinal de discordância "cancelam" seus desafetos, fazem comentários no estilo "quinta série" nos perfis de artistas que tem grandes trabalhos realizados, e no dia seguinte, nem lembram o que fizeram.


A palavra que falta é empatia. Investimos no ego e esquecemos de ser empáticos. Eu me vi em cada vídeo como se fosse eu, mas e se fosse? Se fosse... Fui eu! Fui eu que senti várias dores que muitos outros não sentiram, fui eu que me estremeci diante do desconhecido, diante da perda, diante da dor, dor minha e de muitos que eu conhecia. Eu também tenho bagagem, assim como você, e pense, não doeu também? 


Esses dois vídeos nos trazem lições. Cada luto tem seu tempo, cada dor precisa ser sentida, cada sentimento não pode ser escondido, precisa ser vivido. Não tenha vergonha de sentir, não tente adiar ou adiantar o processo. Somos todos humanos, com seguidores ou não e mesmo tendo seguidores, eles não podem sentir por você o que só você sente. Só você é você mesmo, mais ninguém.


Pedro Garrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário