quarta-feira, 15 de maio de 2019

Passos maiores

Dar pequenos passos é importante, mas alguns momentos exigem passos maiores, exigem saltos. Até que se devolve, o que é certo de acontecer, nossas vidas são feitas de tentativas, experimentações, erros e quedas, algumas quedas doem mais que outras, mas desistir não é uma opção, permanecer acomodado enquanto o mundo ao redor se desfaz não é o melhor cenário, acreditar na mudança sem tomar atitude de mudar é vazio.

O sucesso se conquista com uma série de pequenos passos, mas algumas vezes vamos precisar sair da comodidade de uma caminhada para o risco de um salto, porque estamos destinados a algo maior, estamos destinados a conquistar os quatro cantos da nossa existência, a desbravar os mares do nosso mundo interior, a tomar posse do universo contido em nós.

Só assumindo a controle é que podemos conquistar, por mais que as coisas pareçam fora de controle no momento, a conquista individual leva a motivação de um coletivo, o caminho está em ser um testemunho vivo, em ser referência para os que vem atrás, pois isso mostra que não só uma pessoa é capaz, mas toda uma geração pode se transformar se uma só pessoa não desistir antes de começar.

Conselhos

Quando alguém tomar uma decisão e compartilhar com você, não jogue um balde de água fria não, não critique, nem dê palpites desnecessários. Muitas vezes a pessoa que tomou a decisão precisou mover montanhas para se libertar dessa dúvida e dar um passo, você pode acabar atrapalhando e desfazendo todo o esforço que essa pessoa precisou ter pra sair da posição em que estava.

Opiniões sempre serão bem-vindas em uma conversa, mas o que as pessoas fazem umas com as outras hoje é cruel! Algumas pessoas até querem seu bem, mas outras só querem se mostrar superiores no meio da própria mediocridade. Te diminuem, ridicularizam, desmerecem sua luta, e dizem coisas como: "Ou você faz outra coisa ou será um fracassado", " Você não vai fazer isso, vai?" "Tem certeza mesmo que você quer isso?", " Essa foi sua pior escolha na vida, sai dessa!", "Eu não acho que você consiga lidar com isso".

Conselhos para todos que desejam apoiar seus amigos:

- Se você quer o melhor para as pessoas ao seu redor, incentivem elas a investir nos seus sonhos, independente de que sonhos sejam, é o sonho delas e não o seu;
- Sirva de apoio se algo der errado e celebre cada vitória do seu amigo;
- Incentive a lidar com as dificuldades que se apresentam no meio do caminho;
- Se você acha que não é o melhor caminho mesmo depois de conversar e discorda dos passos dessa pessoa, respeite a decisão do outro de tentar.

Conselho para você que está com medo de começar um projeto em qualquer área da sua vida.

- Não seja imediatista;
- Não exponha sua vida para todo mundo;
- Não se deixe levar pelo pessimismo;
- Avalie a possibilidade de ganhos a médio e longo prazo;
- Se cerque de pessoas que te incentivem e que saibam a hora certa de falar algo;
- Saiba filtrar cada estímulo e cada dificuldade e reconheça em que eles realmente importam nessa caminhada.

Mais do que sair da zona de conforto é importante saber como sair, e quando sair não desistir se ficar um pouco mais difícil. Todos nós temos nossas ambições, nossas dúvidas, nossos medos, apreensões e ansiedades sobre a vida, então se você tomou a atitude de sair da zona de conforto ou alguém próximo o fez, não volte atrás. Se você viu alguém sair da zona de conforto depois de tanto evitar, parabenize, comemore, conforte e torça por essa pessoa! Pode ter sido por emoção, impulso ou qualquer outra motivação, mas mesmo assim ter tomado uma atitude ainda é melhor do que não ter feito nada.

Ajude um amigo a plantar uma árvore, seja padrinho do filho do seu amigo, faça parte de um dos capítulos do livro de sua biografia! Seja um incentivador!!! Admire quem acreditou em você quando você duvidava ser capaz e você vai ver que existem muitas pessoas boas no mundo! Se um dia você olhar para trás e ver que venceu, não olhe com desprezo para quem tentou te derrubar ou te derrubou uma ou mais vezes, olhe para dentro de si mesmo e veja quantas vezes você foi capaz de se superar porque teve amigos que te deram a mão quando você caiu. Não culpe os outros pelas quedas, pois elas fazem parte do ciclo de aprendizado da vida. Não importa se alguém tentou te derrubar, essas pessoas merecem o esquecimento, a vingança não vale a pena, só te mata por dentro enquanto você tenta provar para si mesmo que é algo que sempre foi, só não tinha descoberto antes.

Terra à vista

Começar algo não é fácil, ainda mais quando anteriormente as condições não eram favoráveis ao projeto e com a vida acabou se aprendendo que é melhor ter reservas à disposição que investir tudo correndo risco de dar errado. O que acontece é que nem sempre ter reservas vai ajudar a investir em algo, só vai servir para tapar um buraco aqui e ali e evitar que a vida se desmorone por completo. Se não houver investimento, de nada servem as reservas, servem apenas para manter você onde já está, e é neste momento que é necessário dar um salto, correr o risco de ver tudo desmoronar ou construir um legado seu para suas futuras gerações.

De nada vale viver de reformas se você não for capaz de de tirar algo novo do que já existe, de nada vai valer você se prevenir se nunca tentar descobrir que tipo de tesouros podem haver nos locais inexplorados, isso valeu para os navegantes descobridores e vale para quem descobriu o mar do autoconhecimento.

Não se deixe valer pelas palavras alheias de quem afundou a própria embarcação no Cabo das Tormentas, não acredite nas lendas de monstros marinhos no meio do mar aberto da mente, tempestades e conflitos vão existir até a travessia ser completa, mas existe um novo mundo esperando pela descoberta.

Não se trata de surpreender quem já não esperava nada de você, se trata de saber que independente de tudo que digam ao seu respeito, de tudo que digam que é ou deixa de ser o melhor para você, nada disso importa. Tudo começa ao olhar para o horizonte e descobrir um mundo novo, de acreditar na existência dese mundo e tomar posse dele, antes mesmo de chegar, seguir a intuição de que existe algo para você, investir tudo nisso e dizer: Terra à vista!

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Sementes

Quando pequenos sinais nos mostram que a semente plantada está germinando, ficar atento ao menor sinal que seja é o que faz o plantio continuar. Para que a semente produza uma árvore e frutos em potencial, é necessário o hábito diário de manter ela sempre irrigada, adubada e protegida contra as intempéries.

Assim é com a nossa vida, pequenos sinais nos mostram que estamos fazendo o certo e nos direcionam aos melhores caminhos a se percorrer, então para que possamos dar frutos e sermos referências, é necessário irrigar nosso intelecto, adubar a mente com novos conhecimentos e experiências e nos munirmos da proteção divina para os momentos em que dificuldades aparecem.

Por menor que seja hoje o indício de que um caule ou uma folha está pronta para brotar da terra, acredite sempre que por trás desse sinal está uma raiz firme e profunda no local do plantio e assim os frutos por mais que demorem a surgir, ainda serão de surpreendente sabor e vitalidade, se propagarão com intensidade e serão experimentados por todos os lugares.