quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Grandeza

Em um mundo tão interdependente como o atual, vimos muitas vezes que algumas pessoas tentam expor seu potencial e suas qualidades em detrimento de outras pessoas igualmente capazes; ou seja, pessoas excelentes são engolidas, excluídas e rechaçadas de ambientes onde pessoas igualmente capazes chegam como se fossem donas da verdade ou detentoras do conhecimento intelectual, chegam em ambientes já formados, integrados e tentam ditar as regras de relacionamento e conduta ideais em busca de promoção meramente individual, sem reconhecer que no ambiente onde se colocam, existe um nível hierárquico implícito ou somente a harmonia entre os envolvidos no processo de manutenção do grupo.

Em todas as áreas da nossa corrida diária, seja no nosso trabalho, estudos, entre amigos ou outros grupos sociais, em condições normais devemos nos ajudar uns aos outros, visto que temos os mesmo objetivos ou objetivos similares, sem que isso determine em nós um orgulho desmedido, pois a humildade é uma das grandes características de quem almeja o sucesso.

Sempre que chegarmos em um ambiente diferente do nosso, devemos compreender as regras e normas envolvidas no relacionamento entre seus membros, nunca devemos no achar superiores por termos um conhecimento diferente, um acesso diferenciado a outros níveis intelectuais ou uma facilidade maior em realizar feitos que outras pessoas ainda buscam. Precisamos ser independentes enquanto adultos, porém sabendo que neste mundo de concorrência devemos sim ajudar e nos solidarizarmos com quem caminha junto conosco, pessoas de talento precisam der reconhecidas e pessoas que possuem influência precisam apoiar quem está chegando. Claro que não podemos jamais dizer que somos menores do que realmente somos, mas também precisamos entender a realidade onde estamos inseridos. A grandeza está em fazer grande quem hoje é pequeno e se reconhecer no seu tamanho exato diante do mundo.

O público está na espera dos grandes exemplos, os aplausos vão para quem reconhece a importância de que um espetáculo não se faz sozinho, um trabalho de grande alcance não depende de uma pessoa só, uma aula não se faz sem professores, alunos e materiais de pesquisa. Somos todos aprendizes, um erro é perfeitamente normal, Não precisamos nos esconder ou falsificar nossa identidade para mostrar uma vida recheada só de sucessos e acertos. Os erros, a timidez, o medo de parar, as críticas fazem parte do percurso, só não podemos nos afastar da nossa humanidade depois de já ter alcançado o topo da montanha.

Desconfie de quem chega sempre como se a vida fosse um currículo invejável, aprecie sempre quem chega, senta e aprecia um bom café antes de toda a conversa, quem na simplicidade demonstra a tranquilidade e segurança de saber quem é, sem barulho ou alarde, como um vizinho que dá um bom dia na esquina ao padeiro, ao desconhecido, da mesma forma que trataria autoridades e celebridades.

Somos todos parte de um corpo, independente da função que cumprimos nele, somos todos um, igualmente importantes!

sábado, 17 de agosto de 2019

Idealismo

Perdemos tanto tempo idealizando uma vida perfeita, imaginando uma realidade onde temos o melhor carro, a melhor casa, um bairro perfeito para morar, o melhor emprego, a pessoa perfeita para termos os filhos perfeitos, e quando percebemos que o nosso mundo nem nós mesmos não somos perfeitos, questionamos a realidade em que estamos e nos frustramos com o resultado do que conquistamos e onde chegamos quando estamos no hoje.

Deixamos a pessoa certa longe de nós e perdemos a oportunidade de ter o amor que era nosso, limitamos nosso talento nos conformando com um emprego qualquer, fazemos um curso aqui e ali para mantermos uma vida mediana enquanto nada acontece e no curso da nossa vida as oportunidades que aparecem acabamos jogando fora, deixando de lado e não acreditamos no potencial de tudo que já tivemos a oportunidade de termos nas mãos.

E se...? Não há tempo a perder com "e se...", é tempo de de se jogar de cabeça nas oportunidades, é tempo de olhar para o topo e dizer " o lugar é meu sim, eu sou digno!", é tempo de dizer "Eu mereço o melhor sim, o melhor está aqui e agora!",  olhar para um emprego, um curso, uma oportunidade de mostrar quem somos e dizer "Eu sou capaz de fazer!", olhar para quem se aproxima sem questionar segundas intenções de dizer "Se você conhece minha história e mesmo assim ficou, entre na minha vida e fique!"

Precisamos parar de ser tão idealistas, podemos construir algo muito maior e melhor quando não nos questionamos sobre nossa capacidade, não temos medos dos nossos defeitos e imperfeições, o mundo ideal é construído através da nossa vontade de mudar o nosso mundo atual. No fundo ainda somos crianças que gritam ao mundo enquanto estamos adormecidos em nossas preocupações de adulto mediano.

Chegou até aqui, sente-se comigo que eu tenho uma longa história pra te contar, e ela está só começando!

- Pedro Garrido

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Sucesso

Não acredite em livros que contam histórias de sucesso em que nada deu errado umas 50 vezes antes de se chegar onde queria. Na vida real a gente nem sempre vai chegar onde quer e quando nos limitamos a querer chegar em um determinado lugar abrimos mão de tudo que poderíamos fazer se olhássemos além do provável horizonte contido neste lugar.

Por trás de uma história de sucesso, há inúmeras falhas, algumas desistências, mudanças de hábitos, transformações inesperadas, inseguranças e ansiedades. Não acredite naquela história do coach que sempre foi o melhor no que fez e diz que está ali pra te ajudar miraculosamente com um segredo só dele.

Você pode ter tentado uma carreira estável, talvez ser médico ou advogado, mas as circunstâncias te levaram a trabalhar no telemarketing ou no balcão de um restaurante, mas isso não é motivo para se entristecer ou desistir. Quem sabe você não se encontre na música, na poesia, na teologia ou no tênis de mesa? Não viajou para o exterior, não obteve cargos públicos, nem encontrou aquela casa de praia pra passar o restante da vida? Pode ser que você escreva sobre isso e se torne um best-seller!

A vida é isso, o amor, o sucesso, as conquistas, e todas as coisas que desejamos podem estar onde evitamos olhar, para os lugares que nunca imaginamos estar. Se anime e se acalme. Seja onde for, você vai chegar! Só não acredite nas histórias de sucesso isentas de qualquer fracasso, elas são mentirosas e cruéis.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Tentativa e erro

Nada na vida sai perfeito na primeira tentativa, a gente vai tentando e errando, se aprimorando e errando novamente até acertar. Algumas vezes vamos tentar mais de 100 vezes até que uma lâmpada se acenda como resultado do esforço, outras vezes vamos ver os calos e marcas nas mãos pelo calor, radiação, peso, entre outras coisas, até que isso faça de nós um referencial na área que atuamos, um antes e depois de nós.

Precursores de movimentos, inventos, ideais, motivações e assim cada um acorda, com o objetivo de serem vistos, reconhecidos e aplaudidos, algumas vezes um público bem pequeno, por uma criança que sorri, por uma mãe ou um pai que se orgulha, por um filho que confia, por pessoas no caminho que acreditam no que fazemos. De certa forma, existe sim um antes e depois de nós na vida de alguém.

Aposto que depois de errar muitas vezes, eu e você acertando vamos fazer isso o evento de nossas vidas, o antes e depois interior que nos faz agir com muito mais garra e força na voz para ir em busca do sonho da vida. Não desanime se ontem você errou, hoje você pode se aprimorar e amanhã colher os frutos do seu plantio. Não precisamos ter vergonha dos nossos erros, eles podem ser mostrados e expostos sim, amanhã isso vai mostrar que a nossa batalha e nossa Vitória diante dos desafios foram reais! Somos seres reais, o nosso testemunho precisa ser real, a realidade é feita disso.

Tentativa e erro!

domingo, 11 de agosto de 2019

Autoreflexão

Sou tímido, algumas vezes um pouco retraído e introspectivo, mas quem passa a me conhecer melhor sabe que por trás da momentânea timidez tem um homem de fibra, que faz piadas, fala besteiras, dá conselhos, e que não perde a chance de estar junto dos grandes amigos, comemorando e vivendo a vida.

Nos últimos tempos eu tenho vivido uma fase de expansão interior, tenho buscado não somente mostrar a mim mesmo minhas capacidades e acreditar nisso, mas também decidi mostrar quem eu sou, minha história, meus sonhos e minhas utopias. Se não fosse uma mudança completa de rota em minha caminhada isso não seria possível, pois por algum tempo enfrentei desafios que não foram fáceis de vencer, ainda não venci todos, alguns eu tenho buscado trabalhar para ser pleno nas áreas que até então tinha dificuldade de lidar.

2019 tem sido um dos vários divisores de águas que eu já tive em minha história e ultimamente eu tenho descoberto se capaz de muitos feitos que até outrora não me imaginava fazendo. Quem me acompanha e me conhece está sempre na torcida por mim, sou grato a todos que sempre me dão aquele empurrãozinho quando dizem que eu mereço e sou grato pelas experiências positivas e negativas que me sobrevieram, todas foram aprendizado, todas as pessoas que partiram e as que ficaram foram fundamentais para meu nível de maturidade atual, nada foi em vão.

Pode parecer que muito daquilo que eu vejo e sinto é pequeno, irrisório e passageiro, porque também já acreditei em várias outras situações em que achei que seria minha hora de voar e por algum motivo não voei. Ainda bate o medo em alguns momentos onde a dificuldade se apresenta, ainda penso como seria se tivesse tomado outra atitude, ainda decido algumas coisas de última hora, mas hoje tenho colocado Deus sempre em primeiro lugar na minha vida, me guiando e orientando e movendo sua mão nos momentos em que parecia não haver uma porta, uma saída ou uma entrada plausível.

Muito da minha vida está revelada nos textos, que grandes como este, passam alguma lição e alguma experiência com o que se passou, quem lê o que eu escrevo aqui, costuma tirar algo de valor, por isso eu não desisto de acreditar, de mostrar o que sinto através de palavras e de usar essas palavras para transformar o mundo ao meu redor.

Se um dia tudo isso que eu escrevi salvar uma vida, não necessariamente da morte física, mas do abismo interior que surge nas impossibilidades, serei grato, assim como já sou, por ter mais que sido usado por Deus para alcançar alguém, mas por ter servido de templo e habitação de sua graça para alcançar quem já se via inalcançável.

domingo, 4 de agosto de 2019

Senhor de mim

Se dei o melhor de mim, não foi por você
Não foi para te agradar que o fiz...
Eu sei quem eu preciso ser
para ser quem eu sempre quis!

Palavras passadas não movem destinos
Já estou livre de seus desatinos
Doa o que tiver doer, já doeu!
Estou liberto do que me adoeceu.

Amor não se mede nem se prova;
se ama, assim que se comprova
O que ficar não sobrou
O que acabar é o que nunca se tornou

Não preciso provar quem eu sou
O seu tempo para mim já passou
Diga adeus a todos os meus eus que você manipulou
Sou senhor de mim, para ti nada restou!

sábado, 3 de agosto de 2019

Rei Leão

Hakuna Matata pode ser lindo de dizer no filme, mas seus personagens com a música e a fala só trazem a tona algo que apesar de parecer banal, olhando mais profundamente se percebe que o que eles vivem ou cantam é uma fuga de si mesmo, uma fuga dos problemas, uma busca do esquecimento de traumas do passado e a tentativa frustrada de viver cada dia como se tudo ao redor não fosse importante ou não influenciasse o futuro de todos ao redor deles.

Hakuna Matata é esquecer os problemas já que você não os pode enfrentar ou tentar resolver, olhar para quem você é e acreditar que pode ser qualquer outra coisa, menos quem você nasceu para ser. Você, no caso o personagem, não se importa mais com o futuro, pois o importante é o agora, é viver os prazeres de comer insetos escondidos em árvores enquanto foge do destino inoportuno ao qual todos terão de enfrentar.

Ao encontrarem Simba, Timão e Pumba não salvam de fato a vida de alguém com o interesse em fazer o bem ou ajudar quem precisa, eles salvam pois encontram a oportunidade de receber proteção de alguém que foi destinado para ser rei, mas que por acreditar que foi culpado da morte de seu pai, acaba com sua auto-estima baixa, sendo recrutado para viver a filosofia dos seus companheiros, escondendo boa parte da essência de quem deveria ser, para esquecer tudo que lhe tinha acabado de acontecer.

Um futuro rei que pela inexperiência da vida foi vítima de um golpe maligno e acabou abrindo mão de quem era para ser usado por outros seres que até então não sabiam muito bem quem eram, apenas queriam esquecer os problemas e se manterem vivos. Assim ele cresce, comendo insetos, esquecendo sua essência, perdido no meio de tantos outros animais, com sua subjetividade dormente no meio de sua confusão psicológica.

Só depois de um momento de conflito interno, alguns acontecimentos o revelam sua verdadeira identidade e Simba finalmente vê em seu reflexo quem realmente ele nasceu para ser. Ele é a imagem do pai!!! Um forte simbolismo que até para nós acaba passando despercebido, mas se a gente para pra pensar, muitos de nós temos esquecido a imagem de quem nós somos. Somos a imagem de nosso pai somos herdeiros de um reinado e por causa do que dizem sobre nós, muitas vezes fugimos da nossa realidade e nos sujeitando a comer insetos no meio de tantos outros que reconhecem e sabem do nosso potencial, mas não nos dizem porque nossa presença ali os conforta de alguma maneira, já que eles sabem que não representamos ameaça naquele estado de esquecimento.

Simba volta para recuperar seu reino, pois aos poucos  faz as pazes com o seu passado e consegue compreender que a culpa não foi dele, mas ainda precisa enfrentar os problemas para recuperar o trono perdido, precisa vencer o vilão, precisa ser tão forte quanto ele foi destinado a ser. Fazer as pazes com o passado não é o suficiente, esquecer o que aconteceu e se livrar da dor não se dá dessa forma, é necessário que o verdadeiro vilão seja vencido, é necessário que se quebre o controle emocional sobre quem se foi subjugado, então é necessário se impor como rei de si mesmo, antes de ser senhor das terras do reino. É só depois do confronto com as mágoas, as revoltas, as falsas crenças, traição e traumas, que a chuva interior passa, o fogo queima as áreas que até então estavam mortificadas e a vida se renova por completo.

Pode parecer só um filme, mas O Rei Leão é uma lição que parece passar despercebida para nós quando crianças, mas quando olhamos com um olhar mais adulto, percebemos que Timão e Pumba agiram apenas em interesse próprio, que Scar não era muito diferente deles e que Simba é um retrato vivo de muita gente que passou por situações bem parecidas na vida real e um dia precisaram sair do Hakuna Matata para reassumirem seus lugares de destino. Aquelas terras escuras, jamais vá lá! Onde é lugar de morte não pode reinar a vida, a vida só pode acontecer onde a luz é capaz de alcançar, se não fôssemos imagem e semelhança do rei, aquela terra inóspita seríamos nós, hienas no meio de meros ossos secos, famintos de algo que não se sabe o que é pois nada preenche o vazio, sombra de uma realidade decrepta da qual temos que fugir desde o início dos nossos dias.

Precisamos assumir nossa posição no reino!