Quantas são as realidades nesta foto? Quais são as bandeiras que podem ser levantadas? Muitas vezes as fotos são apenas fotos, as pessoas são apenas pessoas, os barcos são apenas barcos, mas criamos dentro disso tudo uma narrativa que talvez não tenha nada a ver com a realidade e a vida dos personagens em questão.
A realidade nos choca, mas não estamos preocupados com a realidade, estamos preocupados com as aparências, os julgamentos, as análises históricas e esquecemos que a criança talvez só queira brincar e observar os barcos, barcos estes que são fonte de renda para uma população local, e que este local não é só essa criança, mas sim toda a família que está próxima, seja trabalhando, seja se divertindo.
Às vezes a imagem só quer transmitir a beleza, a crítica vem da experiência de cada um... Temos muito pelo que lutar sim, não discordo das bandeiras que são levantadas atualmente, mas que não esqueçamos que a criança nesta foto pode ser eu e você, olhando os barcos e pensando na grandeza por trás das águas, das nuvens e sonhando inocentemente com o céu de algodão doce daqueles que os vendedores passam oferecendo aos frequentadores dos bares e restaurantes que se instalaram.
A criança, o mar e os barcos somos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário